segunda-feira, 6 de maio de 2013

MANUTENÇÃO E CUIDADOS COM A SUA PEÇA

Seguindo direitinho essas dicas  de lavagem e conservação suas obras terão vida longa e você  poderá usar o que foi feito manualmente com tanto carinho, por muito tempo.




Na hora de lavar, mergulhe-as na solução de água e sabão por no máximo 15 minutos, agite um pouco a peça para a sujeira se soltar. Enxague bem para remove todo o sabão. Dê uma última enxaguada numa mistura de água com algumas gotinhas de vinagre branco (ou de maçã) e um pouquinho de amaciante. Retire o excesso de água com uma toalha e coloque para secar na horizontal, num local bem ventilado, sem a incidência de sol direto.



Porém antes de molhar as peças, veja se não há manchas: se houver,  utilize um produto tira manchas (que não contenha cloro) aplicado na peça ainda seca (não esqueça de fazer um teste para ver se a cor não vai desbotar).


Importante, se suas artes estão cheias de bolinhas, com aquele ar de ‘coisa velha’ use alguns ‘aparatos’ que tem à mão para resgatar a beleza dos seus trabalhos. Para remover pelos e bolinhas já ‘meio soltas’  providencie uma luva de borracha (sim, aquela luva de borracha que você usa para fazer limpeza ou lavar louça) , estique bem a peça sobre uma superfície firme e ‘penteie’ toda a peça, primeiro no sentido contrário àquele que foi tecido e depois no sentido do trabalho. Evite usar aparelhos de barbear porque sem querer você pode cortar algum fio que esteja meio saliente.



Depois que as peças lavadas estiverem completamente secas, dobre-as com cuidado e guarde em saquinhos de TNT (tecido não tecido) de preferência de cor azul. (Quanto mais escuro o azul, mais sua peça estará protegida de eventuais amarelados (na caso das cores claras). Feche os saquinhos com fita crepe. Nunca pendure suas artes em cabides pois elas podem deformar. Se tiver espaço para armazenagem, ao invés de dobrar, enrole a peça e guarde dentro dos saquinhos de TNT.


Valeu as dicas?

Nenhum comentário: